Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Viajando sem atropelos
Algumas famílias já viajaram, mas, tenho absoluta certeza, que muitas pessoas ainda estão programando as merecidas férias.
Nesta época do ano o Procon e os plantões policiais recebem milhares de turistas que tiveram problemas com pacotes turísticos e viagens.
É grande o movimento nas agências de viagens, portanto, algumas cautelas são de suma importância, tais como:
1) Para saber sobre a idoneidade da empresa que está organizando sua viagem, você pode acessar o cadastro das empresas reclamadas, no Procon-SP, pelo telefone (011) 3824-0446 ou pelo site www.procon.sp.gov.br.
2) Carregue dinheiro para pagar as pequenas contas; para despesas mais altas utilize cartão de crédito ou de banco.
3) Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar. Na falta de dinheiro em espécie para despesas de táxi e gorjetas, troque pequenas quantias no aeroporto. Só depois procure as casas de câmbio, onde as taxas costumam ser menores.
4) Traveller's cheques são seguros e bem aceitos, mas para trocar é necessário apresentar passaporte ou xerox.
5) Uma vez escolhida a empresa e o pacote turístico, todos os termos devem ser estabelecidos por escrito. Leia com atenção o contrato e cuidado com  as cláusulas que possibilitam alterações nos hotéis, passeios, taxas extras etc.
6) Fechado o negócio, a agência ou operadora de viagem deve fornecer os vouchers (comprovantes de reserva de hotéis e traslados), bem como recibos dos valores pagos, bilhetes, passagens com datas de saída e chegada.
7) Ao adquirir bilhete aéreo, observe atentamente se a data, o horário, a validade e o número do vôo estão corretos. Ligue para a  companhia aérea pelo menos 72 horas antes da data do embarque para confirmar seu vôo.
8) Cautela máxima com bagagens e bolsas em aeroportos, rodoviárias e ferroviárias. Mantenha-as sempre a sua frente, onde possa vê-las, pois ao menor descuido, ao invés de embarcar, o viajante terá que formular ocorrência policial na delegacia mais próxima.
9) Ao chegar em seu destino, procure não trajar-se como turista, utilize táxis indicados pelos hotéis, aeroportos, shoppings etc., pois em todo lugar, até na Europa, existem pessoas interessadas em máquinas fotográficas, carteiras, dinheiro, cartões magnéticos etc.

Dr. Jorge Lordello
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário