Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Envelopamento de carro: o fosco veio para ficar


Hoje em dia, é muito comum ver carros pretos com bilho fosco circulando pelas ruas. Mas mais do que uma tendência, esse é um estilo que veio para ficar. No Brasil, muitos proprietários resolveram aderir à moda norte-americana de envelopamento de veículos para customizar seus carros e deixá-los bem diferentes dos originais de fábrica. Outra cor que tem feito bastante sucesso é o branco brilhante, no entanto, o branco fosco, grafite fosco e prata fosco também são muito procurados.
Por aqui, as montadoras ainda não comercializam automóveis com essa nova opção de cor (sem brilho), mas muitas oficinas especializadas contam com uma equipe preparada para fazer o envelopamento em menos tempo do que se levaria para fazer uma pintura na lataria.

Como o envelopamento é feito?

“O processo é artesanal, feito a seco. Usamos um soprador térmico, que aquece o PVC, e uma espátula para fazer a moldagem. A película é própria para carro e resiste bem a altas temperaturas”, explica Paulo Surya, proprietário da Preto Fosco, oficina especializada em envelopamento de veículos, em São Paulo.
Em média, leva-se três dias para adesivar um carro. E se a manutenção for feita corretamente, o envelopamento pode durar cerca de cinco anos. “Tudo depende de como o proprietário vai cuidar do carro. É importante lavar o veículo só com shampoo neutro sem cera. Pra mim, não precisa encerar um carro com envelopamento, mas se o dono quiser, deve usar ceras próprias para esse tipo adesivo”, alerta. Vale dizer que caso a cera comum seja utilizada, o adesivo ficará completamente esbranquiçado.

Garantia e custo

O prazo de garantia desse serviço varia, pois depende de cada oficina. Mas, em média, são dados ao proprietário dois anos.
O custo do envelopamento oscila entre R1 1.000 e R1 3.000. Os carros populares são os mais baratos, já que são menores e têm traços retos. “O preço varia de tamanho e grau de complexidade. Depende muito do design do carro. Esse último fator é o que mais determina o valor do serviço”, explica Surya.

O envelopamento estraga a cor original?

De acordo com Paulo Surya, não. “Se o adesivo for retirado em uma oficina especializada, não haverá danos na pintura original. Agora, se a pessoa for a um lugar sem referência, é possível que corra o risco de riscar o carro, já que é preciso utilizar um estilete para retirar o PVC”, diz.
Uma observação importante feita pelo empresário é que se o envelopamento for feito em um carro que já teve a sua cor original alterada, o risco de haver danos à lataria é maior.

Documentação

Se você tem um carro preto e fizer o envelopamento na cor preto fosco, por exemplo, não precisa procurar o Detran da sua cidade para alterar essa informação no documento do seu veículo. Porém, se for colocado um adesivo de cor diferente da original de fábrica, será necessário solicitar a alteração das características ao departamento de trânsito no qual o seu veículo se encontra registrado.
Leia mais

 
http://www.dicasautore.com.br/publicador/CMS.do?idSecao=BB9C9A67-1F84-0C22-C767-AF12E207DA04&idMateria=6440C9CB-0C10-BE39-A68F-2377EEDB2D49

Nenhum comentário:

Postar um comentário