Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DICAS - ITAÚ SEGUROS

Prevenção a Acidentes e Danos

·    Cuide de seu carro e evite acidentes
·    Para diminuir o risco de assaltos no trânsito
·    Cuidados nas estradas

Cuide de seu carro e evite acidentes

Verifique periodicamente todos os itens de segurança do seu carro. Essas medidas contribuirão tanto para as boas condições do seu veículo quanto para a sua tranqüilidade.
Lembre-se: os clientes do Seguro Auto Itaú têm direito a descontos e vantagens em serviços automotivos. Aproveite essa facilidade para assegurar a manutenção de seu carro.

· Verifique sempre as mangueiras do radiador, direção hidráulica, ar-condicionado e freio. Quando eles estão em bom estado, previnem vazamentos causados por rachaduras.
·    As pastilhas e lonas de freios também devem estar em perfeitas condições. O desgaste dessas peças provoca deficiência nas frenagens.
·   Verifique os níveis de óleo do motor, freio, direção hidráulica e transmissão. Quando vencidos ou abaixo do nível, indicam desgaste anormal dos mecanismos, podendo travá-los.
·  Mantenha sempre os faróis alinhados. Faróis desalinhados têm pouca eficiência na iluminação e podem causar ofuscamento para os motoristas que vêm tanto pelo sentido contrário como pela frente.
·    O mau estado dos amortecedores causa barulhos e falta de estabilidade, comprometendo seriamente a dirigibilidade. Confira suas condições.
·   Outros itens que devem ser checados são: a validade do extintor de incêndio e se existem lâmpadas de sinalização queimadas que, além de multas, podem provocar acidentes.
Pneus
·    Calibre os pneus de acordo com as especificações do fabricante. Pneus mal calibrados sofrem desgastes irregulares e afetam diretamente a durabilidade. Além disso, podem provocar derrapagem nas frenagens e curvas.
·    Faça o rodízio a cada 15.000 Km ou a cada alinhamento de direção.
·    Faça o balanceamento para que os pneus não se desgastem em partes.
Motor
·    Observe sempre o nível de óleo do motor e verifique possíveis vazamentos em juntas, retentores e respiro.
·    Faça a troca de óleo do motor a cada 5.000 Km, usando sempre um lubrificante de boa qualidade.
·    Verifique a água do sistema de arrefecimento para que não haja vazamentos e nem muito acúmulo de sujeira, e use sempre um aditivo antitérmico.
·    Nos carros de injeção eletrônica, recomenda-se fazer a descarbonização a cada 20.000 Km , com produtos especiais para este tipo de limpeza.
·    Verifique a tensão das correias dentadas e outras como bomba d'água a cada revisão (10.000 Km) e troque-as 10.000 Km antes do recomendado pelo fabricante.
·    Nunca force o motor ou tire-o de giro para que não ocorra um desgaste que possa trazer futuros problemas.
Câmbio
·    Verifique sempre a altura do pedal de embreagem, tendo como cálculo a folga do pedal e o curso em que o veículo começa a se movimentar.
·    Nunca mantenha o pé em cima do pedal de embreagem, pois, isto provoca o desgaste acelerado dos componentes do conjunto da embreagem.
·    Existem modelos de veículos com regulagem de altura de pedal automática, ou com sistema hidráulico, que não usam cabo de ligação não havendo, assim, a possibilidade de regulagem da embreagem.
·    O câmbio deve sempre estar completo com o seu óleo específico recomendado. Para cada tipo de câmbio, um tipo de óleo. Para o câmbio mecânico, do tipo que as marchas são mudadas através de uma alavanca com uso do pedal de embreagem, usa-se um óleo de viscosidade maior (SAE 90).
·    O câmbio é composto de engrenagens, rolamentos, juntas e retentores. A falta de óleo no câmbio pode provocar o desgaste dos rolamentos e superaquecer as engrenagens ou até desgastar as sincronizadas, dificultando os engates das marchas. Em câmbio automático, a falta de óleo provoca, como primeiro sintoma, a não troca das marchas automaticamente.
 
Para diminuir o risco de assaltos no trânsito

·    No semáforo, procure parar sempre na pista da direita e fique atento aos arredores e ambientes suspeitos.
·    Reduza a velocidade antes de se aproximar do semáforo vermelho, evitando parar o veículo. Se não for possível evitar, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos.
·    Mantenha os vidros fechados.
·    Verifique se as portas estão travadas.
·    Se alguém fechar seu carro ou provocar uma batida, evite parar o carro para discutir. Pode ser um assalto.
·    Lembre-se que as abordagens dos marginais geralmente são feitas pelo lado do motorista.
·    Guarde o seu veículo, sempre que possível, em um estacionamento. Se precisar estacionar em via pública, procure locais movimentados e bem iluminados.
·    Ao entrar ou sair do seu carro, preste atenção. Muitos assaltos costumam acontecer nesses momentos.
·    Não exiba jóias e relógios.
·    Evite andar sozinho, principalmente à noite.
·    Jamais desafie o ladrão.
·    Nunca pare na rua para fazer ou receber ligações pelo celular ou em telefones públicos.
·    Pacotes, embrulhos, casacos e outros objetos nunca devem ser deixados à mostra. Guarde-os no porta-malas.
·    Procure equipar seu automóvel com dispositivos que dificultem a ação de delinqüentes, tais como: trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarme etc. Os ladrões procuram os carros mais fáceis de serem furtados.
·    Caso perceba que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para artérias de grande movimento onde você poderá localizar uma viatura policial e pedir ajuda.
·    Não carregue os documentos originais de seu veículo, use cópias autenticadas.
·    Quando um veículo é furtado ou roubado suas placas são imediatamente removidas e/ou substituídas. Procure dotar seu carro de adereços, ocultos ou ostensivos, que permitam sua identificação mais rápida e facilmente. Entretanto, procure não usar adesivos de academia, escolas ou lugares que você freqüenta que possam indicar qual é o seu destino.
·    Evite a rotina, procure alterar os caminhos.
Verifique as técnicas de posicionamento inteligente:

 

 
Cuidados nas estradas

·    Dirija com segurança, respeitando a sinalização, o policiamento e os outros motoristas.
·  Deixe o acostamento sempre livre para os veículos salva-vidas: ambulâncias, bombeiros e polícia rodoviária..
·    Nunca faça ultrapassagens pela direita ou pelo acostamento.
·    No caso de algum problema mecânico ou elétrico, pneu furado ou acidente, procure remover o veículo da pista e acenda o pisca-alerta.
·    Dirija com maior cuidado na chuva e na neblina.
·    Na neblina, acenda os faróis baixos.
·    Mantenha distância do veículo que vai à sua frente.
·    Jamais ande com o pisca-alerta ligado.
·    Respeite os limites de velocidade.
·    Nunca dirija alcoolizado e respeite as leis de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário