Pesquisar este blog

sábado, 26 de novembro de 2011

VAI VIAJAR??? NÃO CORRA RISCOS..


Vai viajar???? O calor, o final de ano, as viagens e aquela imagem desoladora: famílias inteiras à beira da estrada: são os “sem-revisão”, à espera do socorro de um guincho para retirar seus carros dali.
Que tal escapar desse problema? Basta verificar – além dos itens visíveis como pneus, luzes e motor – aquelas peças que ficam “escondidas” no seu carro e podem transformar um sonhado descanso em família numa baita dor de cabeça.
Por isso, é importante saber o que se deve ou não trocar para aproveitar o passeio e não gastar tempo e dinheiro com serviços desnecessários. E, mais importante ainda, é viajar com toda a segurança. Assim, a sua única preocupação será praticar um Trânsito+gentil pelo caminho.

Manutenção preventiva

Os elementos de borracha são quase sempre esquecidos e devem ser verificados mesmo em carros que rodam bem pouco. É que esse material se decompõe naturalmente: em geral, a vida útil é de cinco anos, no máximo. As peças são simples e não são caras. Mas, podem criar problemas grandes. Uma rachadura na mangueira do radiador, por menor que seja, pode danificar parte do motor, por exemplo.
As correias também devem ser revisadas. Para protegê-las, assim como outros itens de borracha, basta lavar com água.
Uma boa revisão engloba todos componentes de segurança, começando pelas rodas e pneus. Falta de pressão correta, rodas desbalanceadas e direção desalinhada aumentam o consumo de combustível e comprometem outras peças (principalmente da suspensão). Isso é perigoso porque reduz a pronta resposta do carro aos comandos do motorista.
No sistema de freios, a atenção vai para as pastilhas, discos, lonas e fluido. As pastilhas têm uma marca na lateral onde é possível verificar a vida útil. Com até 50% de desgaste, ainda é seguro seguir viagem. O próprio barulho na hora em que você freia mostra se é hora de trocá-las. Já o fluido não evapora. Então, se ele estiver baixo, o certo é verificar se tem vazamento e não completá-lo.
Na suspensão, vale checar amortecedores, buchas e batentes. Amortecedores ineficientes deixam as respostas do carro mais bruscas aos buracos e a estabilidade do carro pode ficar comprometida.
O limpador de para-brisas é outro equipamento esquecido e que precisa estar funcionando bem. Se as borrachas das palhetas estiverem gastas, a visibilidade na chuva fica seriamente comprometida.
Verifique também o encaixe da palheta na haste de fixação.
A manutenção preventiva é uma gentileza com o seu carro, com a sua família e com os amigos que irão acompanhar você em suas viagens!
Se você tem alguma outra dica, envie pra gente. Compartilhe! Vamos fazer um Trânsito+gentil e mais seguro em nossas estradas neste feriado!
Para saber mais sobre como cuidar do seu carro ou agendar uma visita a um dos Centros Automotivos Porto Seguro, acesse: http://gentil.vc/6h

Fonte: adaptação do texto de Fernando Miragaya – UOL http://gentil.vc/6e

Nenhum comentário:

Postar um comentário