Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mãos ao alto


“Isso é um assalto”. A gente não quer ouvir essa frase nem que seja de brincadeira. Mas, podemos ser surpreendidos a qualquer momento. Por isso, é importante saber como agir nessa situação e evitar mais dores de cabeça para você e seu bolso.

Pense na sua segurança
Durante um roubo ou assalto é importante não reagir. Pois, qualquer atitude pode ser vista como ameaça ao criminoso. Nessas situações:
- Tente ficar calmo e fazer movimentos lentos.
- Responda somente o que lhe perguntarem.
- Entregue ao criminoso o que ele pedir.
- Evite discutir ou fazer brincadeiras.
- Não tente fugir.
- Tente memorizar os detalhes. Rosto, roupas, modo de falar e o que mais possa ajudar a identificar o criminoso.
- Assim que possível ligue para polícia e passe todas as informações que lembrar.

Boletim de Ocorrência

Vá a um posto policial mais próximo e faça o boletim de ocorrência, para formalizar o acontecimento. Informe os detalhes do roubo ou assalto e o que eles levaram.
Em alguns casos é possível fazer o B.O. pela internet na Delegacia Eletrônica. Para saber mais acesse: http://www.ssp.sp.gov.br/

Guarde seu B.O, você pode solicitar a 2° via de alguns documentos gratuitamente e ainda provar que perdeu documentos e cartões, caso aconteça alguma irregularidade com seu nome.

Ele levou meus cartões, e agora?

Nesse caso, não adianta fazer apenas o boletim de ocorrência. É necessário avisar a central de atendimento do banco ou da loja o mais rápido possível e pedir o bloqueio dos seus cartões.
Peça o número de protocolo para a atendente e anote a data, horário e pessoa com quem falou. Em caso de cheques, além de ligar na Central de Atendimento, é importante informar a Serasa e ao SPC os números dos cheques roubados.

E os documentos?
Você também pode cadastrar seus documentos que foram roubados nos órgãos de proteção ao crédito. Assim, se alguém tentar usar seus documentos para serviços financeiros o sistema informa e impede que empresas, instituições, lojas e estabelecimentos autorizem a abertura de crediários e compras no geral.

http://www.meubolsoemdia.com.br/dica/dia-a-dia/maos-ao-alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário