Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

Quando a idade do veículo aumenta, a manutenção diminui

Em cada dez carros até dois anos, sete fazem manutenção preventiva, diz pesquisa

A frota brasileira está estimada em 27,8 milhões de veículos, segundo Estudo da Frota Circulante do Sindipeças, dos quais 20 milhões (63%) possuem mais de cinco anos de idade. Considerada uma frota relativamente nova com idade média de nove anos, o problema incide justamente nas condições dos veículos.
O motorista espera que o veículo dure para sempre. Não tem o hábito de fazer manutenção preventiva. O mais preocupante é que o descuido aumenta à medida que o veículo tem mais idade, o que é muito pior, pois, é justamente com o uso e o desgaste que a manutenção se torna essencial.
A pesquisa realizada pela GIPA, órgão internacional especializado em pós-venda, revela que em cada 10 carros até dois anos 7 fazem manutenção preventiva, já em veículos com idade entre 10 e 15 anos apenas 4 em cada 10 são cuidados de forma preventiva. A soma dos veículos que não fazem manutenção com idades entre 10 e 15 anos totaliza mais de 5 milhões de unidades, volume superior a frota circulante de automóveis dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia que equivale a 4,9 milhões.
O maior problema da falta de manutenção é que o veículo pode colocar em risco a vida dos ocupantes e de outras pessoas, sendo um fator determinante que pode contribuir para que acidentes graves aconteçam. O motorista deve se preocupar com as condições de seu veículo para garantir até a sua própria segurança no trânsito.
Entre os principais problemas encontrados estão conservação ou fixação deficiente das correias, limpador e lavador do parabrisas danificados, folga ou falhas no pedal da embreagem, lâmpadas dos faróis principais fora de funcionamento e vazamento de óleo.
Gastos maiores também podem ser evitados se o motorista não esperar pelo defeito. Uma correia dentada custa, em média, R$ 150, mas, se não for trocada no tempo correto e arrebentar, pode gerar problemas no motor que levem a um prejuízo de até R$ 4 mil.
Como forma de sensibilizar o dono do carro mostrando os benefícios da manutenção preventiva para garantir um veículo seguro para trafegar e reduzir as emissões de poluentes e consumo de combustível, o GMA tem o programa Carro 100% / Caminhão que consiste em campanha institucional para conscientizar motoristas e treinamento para mecânicos sobre os conceitos básicos da manutenção preventiva que é mais em conta, em média, 30% do que a corretiva.
É necessário que haja mobilização por parte dos reparadores para que os motoristas criem o hábito da manutenção preventiva. É uma questão muito séria, pois veículos que circulam em mau estado podem causar acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário