Cuidados para depois que o seu carro passar por uma enchente

A situação é a mesma todos os anos. Se você mora em grandes centros urbanos, sabe os prejuízos que as chuvas podem causar aos donos de automóveis nessa época do ano. Mesmo depois de atravessar uma enchente com aparente sucesso, não há garantias de que o seu carro não tenha sido danificado.
O próprio proprietário do veículo pode ficar atento ao comportamento do carro após passar por trechos alagados. A água é capaz de provocar problemas em diversos componentes do carro – inclusive no motor -, que podem aparecer até cinco mil quilômetros depois da situação.
Portanto, é bom ficar de olho em alguns itens após dirigir por uma área alagada.:
1. O filtro de ar: folhas ou barro dentro do filtro são sinais de que a água pode ter entrado no sistema. No caso de acúmulo de água, o indicado é retirar o filtro, enxugá-lo e, eventualmente, trocar a peça.
2. Barulhos: se o seu motor estiver fazendo sons estranhos, é um sinal de que a água pode ter provocado estragos.
3. Óleo: se, ao puxar a vareta, o óleo está com aparência e textura cremosa (como a da maionese, por exemplo), provavelmente entrou água no sistema.
4. Correias: podem apresentar ruídos, sinal de ressecamento e risco de rompimento.
5. A parte elétrica: após passar por uma região alagada, há perigo de curtos. É sempre bom checar componentes elétricos e a parte funcional do veículo, como lâmpadas e buzina.
6. Olhar por baixo: verificar a parte de baixo do automóvel após dirigir em trechos inundados é obrigatório. Afinal, a água costuma arrastar lixo e objetos diversos.
7. Câmbio: existem câmbios de automóveis com uma janela perto da embreagem, por onde pode entrar água. A embreagem pode chegar a patinar por um tempo, mas depois o sistema seca normalmente.
8. Correia poly-v: ao atravessar um trecho alagado pode haver perda de aderência da correia auxiliar ( a correia poly-v), que pode não tracionar e afetar o funcionamento da direção hidráulica e do motor por conta da tensão do alternador. Geralmente, o problema é temporário.
9. Corrosão: após a enchente, também é bom verificar se a água ficou acumulada em cantos, contornos de carroceria e afins. A água pode provocar desgaste.
Se os sintomas que não são temporários estiverem presentes, é bom procurar assistência técnica o quanto antes, veja alguns locais (http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/produtos/automovel/centros-automotivos.html). Se precisar acionar a seguradora, veja como pode proceder (http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/produtos/automovel/em-caso-de-sinistro/colisao-incendio-ou-enchente.html).
E você, tem mais alguma dica pra assegurar que o carro está bem após passar por uma enchente? Compartilhe! J
Nenhum comentário:
Postar um comentário