Ministério lança campanha para redução de acidentes no Carnaval
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O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e o diretor do
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, lançarão
nesta segunda-feira (04), em entrevista coletiva, a campanha
publicitária para redução de acidentes de trânsito no Carnaval.
A campanha faz parte das ações do Parada: Pacto Nacional para
Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida. Lançado em maio de 2011 pelo
Governo Federal, o Parada busca reduzir as mortes no trânsito, que
chegam a 42 mil por ano. É a resposta do Brasil à Organização das Nações
Unidas (ONU), que proclamou o período de 2011 a 2020, como a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito.
O tema da campanha de Carnaval é “Bebida e direção. Deixe essa
mistura fora da festa”. O objetivo é incentivar as pessoas que beberem a
voltarem de carona, ônibus ou táxi, mas nunca dirigindo.
Com linguagem voltada para as festas nessa época, as peças
publicitárias chamam atenção para as consequências do ato de dirigir
após a ingestão de bebidas alcoólicas.
Lei Seca
Durante a coletiva, voluntários vão testar o bafômetro após usar
enxaguante bucal e ingerir produtos com álcool, como, bombons de licor,
remédios fitoterápicos, e pequenas quantidades de bebidas. Um médico
indicado pela Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramed)
vai explicar os índices científicos e os efeitos do álcool no cérebro.
Na última terça-feira (28/01), o Conselho Nacional de Trânsito
(Contran) publicou a Resolução nº 432 que deixa a chamada Lei Seca
(12.760/2012) mais rigorosa e não permite nenhuma quantidade de álcool
no sangue do condutor.
Esta também foi mais uma ação do Parada: Um Pacto pela Vida, que inclui
campanhas educativas, de conscientização e de fiscalização.
Fonte: Jornal do Brasil
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