Aprenda como transportar sua bike
Qual a forma correta de levar a bike no carro sem infringir a Lei?
O Caravana explica e apresenta os principais racks
O Caravana explica e apresenta os principais racks
Muitos leitores têm mandado mensagens, perguntado sobre o
transporte da bicicleta em suas viagens pelo país. Diante disso, o
Caravana resolveu esclarecer as dúvidas e salientar o que diz a Lei.
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que
existe uma parte específica do código de trânsito que trata do
transporte de bicicletas. Trata-se do capítulo III da Resolução
349/2010, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) – Regras aplicáveis
ao transporte de bicicletas na parte externa dos veículos.
Art. 8º A bicicleta poderá ser
transportada na parte posterior externa ou sobre o teto, desde que
fixada em dispositivo apropriado, móvel ou fixo, aplicado diretamente ao
veículo ou acoplado ao gancho de reboque.
§ 1º O transporte de bicicletas na caçamba de caminhonetes deverá respeitar o disposto no Capítulo II desta Resolução
§ 2º Na hipótese da bicicleta
ser transportada sobre o teto não se aplica a altura especificada no
parágrafo 2º do Artigo 5° (ou seja, a altura máxima pode ultrapassar os
50cm)
Art. 9º O dispositivo para
transporte de bicicletas para aplicação na parte externa dos veículos
deverá ser fornecido com instruções precisas sobre:
I- Forma de instalação, permanente ou temporária, do dispositivo no veículo;
II- Modo de fixação da bicicleta ao dispositivo de transporte;
III- Quantidade máxima de bicicletas transportadas com segurança;
IV- Cuidados de segurança
durante o transporte de forma a preservar a segurança do trânsito, do
veículo, dos passageiros e de terceiros;
Este é o básico da Lei, mas devemos nos atentar a outros detalhes, que serão descritos caso a caso, abaixo.
Muitos perguntam qual é a melhor maneira de
transportar a “magrela” no carro. Bem, já adianto que não existe a
“melhor” maneira, aquela que agrada a todos. Hoje temos muitos tipos de
suportes no mercado, e todos eles podem ter pontos positivos e
negativos.
Os racks mais conhecidos são aqueles que ficam
apoiados na tampa do porta-malas do veículo. Estes são os mais baratos
e, portanto, mais populares. A fixação é simples e feita por meio de
fitas. O ponto fraco está na necessidade de desmontar todo o sistema
para ter acesso ao porta-malas, além de o risco de colisões traseiras
trazerem um prejuízo ainda maior. ]
Deve-se ficar atento à carga suportada pelo suporte
e para quantas bicicletas o modelo é indicado, evitando assim
acidentes, que podem ser graves, caso a bicicleta caia em uma via
movimentada.
Além disso, as bicicletas não podem impedir a visão
pelo vidro traseiro nem ocultar luzes de freio (exceto a lanterna de
freio elevada), ré e dos indicadores de direção; Nem devem exceder a
largura máxima do veículo (o que normalmente só é possível ao
transportar bicicletas de aro 20 ou inferior, ou quando tiramos as rodas
das bikes maiores).
A placa também não pode ser ocupada, caso isso
ocorra é obrigatória a utilização de uma segunda placa traseira, que
deverá ser colocada em local visível e deve ser lacrada (marcas
especializadas vendem adaptadores para serem usados com esses racks,
onde há lugar para ser colocada a placa auxiliar e são ligadas as luzes
de sinalização).
O segundo bagageiro mais utilizado é aquele sobre o
teto do automóvel. Como vimos na resolução acima, ao carregar bicicleta
no rack de teto pode-se ultrapassar os 50cm de altura permitida para
outros tipos de carga, porém não pode ultrapassar a altura de 4,40m (que
é a altura máxima permitida para veículos com ou sem carga).
Estes bagageiros não são tão baratos, mas permitem o
livre acesso ao porta-malas e são considerados esteticamente
agradáveis. Fique atento na hora de adquirir o seu, pois em alguns
modelos a bike deve ser fixada sem a roda dianteira.
As desvantagens citadas por muitos usuários são a
dificuldade de se levantar a bicicleta acima da cabeça para colocá-la na
calha do suporte (que piora quando é um carro alto) e o problema com a
altura que o conjunto fica, impedindo a entrada na maioria das garagens e
até mesmo em áreas cobertas de muitos estabelecimentos.
Não esqueça também que as calhas serão colocadas de
forma perpendicular ao sentido das barras do bagageiro de teto. Esta
disposição não causa nenhum problema ema carros de quatro portas, porém
para aqueles de duas portas, nem sempre existem as barras originais,
assim algumas lojas sugerem prendê-las à lataria por meio de
perfurações. Isso pode ocasionar danos ao automóvel.
O terceiro tipo de suporte, bem menos visto, é
aquele fixado no engate do automóvel. Em alguns deles, as bicicletas vão
presas de forma semelhante àquela quando colocadas nos suportes de
porta-malas. Já em outros suportes, as bikes vão em sistemas parecidos
com os suportes de teto, mas ficam perpendicular ao carro.
Dê preferência àqueles reclináveis, pois permitem
acesso livre ao porta-malas, sem precisar retirar as bike. Este
acessório é um pouco mais caro, mas o investimento vale a pena. O ponto
positivo fica na facilidade de instalação e utilização, já o ponto
negativo é a necessidade do uso de uma placa extra, luzes auxiliares e
tem o risco de danos em colisões traseiras.
Fique atento!
É importante lembrar que conduzir o veículo:
- sem qualquer uma das placas de identificação é uma infração gravíssima, com pena de multa e apreensão do veículo;
- carregando qualquer objeto que possa
acarretar risco de acidente (isso inclui uma bicicleta mal fixada) é
infração gravíssima com pena de multa e retenção do veículo para
regularização;
- com carga de dimensão superior aos limites
estabelecidos legalmente é infração grave com pena de multa e retenção
do veículo para regularização;
Agora é só decidir quais são suas prioridades
(ou quanto está disposto a gastar) e escolher como vai carregar sua bike
na próxima viagem;

Foto: Divulgação
O bagageiro sobre o teto é uma das formas de transporte

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Os racks "traseiros" são os mais comuns

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Transporte incorreto das bikes rendem multas

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A Lei é rígida quanto ao transporte de bicicletas

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Transporte da bike não deve atrapalhar a condução
http://www.caravanadaaventura.com.br/olho-na-trilha/reportagens/item/caravana-explica-qual-o-jeito-correto-de-transportas-bicicletas-para-nao-infringir-as-leis-de-transito-confira
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