O que fazer ? Na hora de executar uma ultrapassagem
Nós separamos algumas dicas para você
Daniel Fideli / Bell Gama - fotos: Divulgação
Foto 1/1

SE ESTIVER INSEGURO, não ultrapasse. Não vale a pena arriscar.
É DURANTE as ultrapassagens que acontece o maior número de acidentes nas estradas, seja por imprudência ou por falta de perícia durante a execução da manobra. Por isso, é muito importante você prestar atenção na volta das férias.
NA AUTOESCOLA o aluno sempre aprende as questões teóricas da ultrapassagem. Mas a prática é difrente. A primeira coisa a se fazer é calcular com precisão se ela é possível. Veja se a sinalização da estrada permite a manobra. Lembre-se: a linha pontilhada no meio da pista é sinal de que você pode fazê-la. A linha contínua significa que a ultrapassagem naquele ponto é proibida.
USE A MARCHA adequada. Se você está com um carro 1.0 em quinta marcha, reduza até a terceira para o veículo ganhar mais fôlego. Isso faz com que o processo seja mais seguro. Se o seu modelo possuir conta-giros, saiba que você pode acelerar até a faixa vermelha sem mudar de marcha.
APÓS se certificar de que a ultrapassagem é possível, dê a seta para indicar seu movimento e só ultrapasse pela esquerda, nunca pelo acostamento. Se for necessário, buzine levemente para avisar o carro à frente sobre o que está acontecendo.
DEPOIS de ultrapassar, volte rapidamente para a sua pista e não se esqueça de sinalizar com a seta. Não faça movimentos bruscos no volante.
MESMO SE A FAIXA for pontilhada, nunca ultrapasse em curvas e aclives. A visibilidade sempre fica prejudicada nesses locais. Na chuva, redobre a atenção. Só ultrapasse se tiver certeza absoluta de que conseguirá transpor o veículo da frente com segurança.
http://carroonline.terra.com.br/noticia,8769,o-que-fazer--na-hora-de-executar-uma-ultrapassagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário