Como fazer seguro de celular
Data: 31.08.2012 - Fonte: Techtudo
A perda e o roubo do celular são riscos bem
comuns atualmente, e para quem gosta de se prevenir, fazer um seguro
pode evitar uma série de problemas. Neste guia você irá conferir as
principais informações sobre seguros para celulares: preços,
seguradoras, como contratar, e algumas dicas para fazer uma boa escolha e
não sair no prejuízo.
Na hora da decisão de
ter ou não um seguro, é importante levar em conta muitas coisas, entre
elas se o aparelho realmente vale o preço do serviço. E as pessoas que
escolherem contratar o seguro devem ficar atentas com o contrato e o que
de fato é coberto pela seguradora.
Opções e preços
Para
contratar um seguro, você pode falar com a sua operadora de celular -
que normalmente tem parceria com alguma seguradora - ou entrar em
contato diretamente com uma empresa de seguros. Em média, a taxa anual
do serviço varia entre 10% e 15% do valor do aparelho, e esse valor pode
ser pago em até 12 vezes.
Vale lembrar que
além da taxa anual, os consumidores devem pagar ainda a franquia. Isto
é, quando ocorrer algum problema com o seu smartphone, você deve pagar
uma taxa de 10% a 20% com base no preço do produto para receber um novo.
Contratar
o serviço pela própria operadora pode dar algumas vantagens ao usuário.
A Vivo e a Tim , por exemplo, oferecem sorteios de prêmios para os
usuários que adotam seu plano de seguro. Já a Claro não oferece
benefícios extras, e não dispõe o serviço em todos os estados do Brasil.
A Oi não dá informações sobre proteção de celulares em seu site, então,
para saber sobre os planos da operadora deve-se entrar em contato
diretamente com ela.
No site da Vivo é
possível fazer uma simulação do custo do serviço para o seu telefone.
Além disso, você pode conferir outras modalidades de seguro ofertados,
como o seguro desemprego, no site das operadoras.
Também
é possível contratar o serviço diretamente com uma seguradora, que
oferece a proteção independente da operadora que você utiliza. A Porto
Seguro possui a modalidade de seguro para equipamentos portáteis, que
inclui a proteção de smartphones, inclusive contra danos físicos. No
site da seguradora, também é possível fazer a simulação de preços .
Para
saber o custo, você deve levar em conta o tempo de uso do seu aparelho,
o valor emitido na nota fiscal e a data da compra. Por exemplo, para um
smartphone de R$ 1.500 comprado no início de 2012, a Porto Seguro cobra
R$ 188,24 anuais, que podem ser parcelados em quatro vezes de R$ 47,06.
Atenção com a cobertura
Ao
contratar um desses serviços é preciso estar atento com o que de fato a
seguradora se compromete a indenizar. Nem todos os eventos são
cobertos. Por exemplo, na maioria dos casos, o seguro não cobre furtos
simples, casos que podem ser considerados desleixo do cliente. Além
disso, a maior parte dos seguros não cobrem também danos físicos
causados por descuido do próprio usuário.
Observe atentamente o contrato, a franquia e as taxas aplicadas. Cada seguradora possui suas particularidades.
Vale a pena?
A
decisão de ter ou não um seguro para o seu smartphone é pessoal e
depende de alguns fatores. É interessante avaliar diversos aspectos.
Antes de qualquer outro, reflita se o preço do aparelho de fato
justifica o valor do serviço.
Considere também
o tipo de uso que você faz do seu celular e os lugares que você
frequenta. É interessante escolher um seguro que se enquadre no seu
perfil. Por exemplo, dependendo do tipo uso, talvez seja importante ter
um seguro que cubra danos físicos e elétricos.
Por
fim, verifique sua facilidade em adquirir um aparelho novo. As
operadoras costumam oferecer vantagens para conseguir novos aparelhos
através de programas de bonificação para clientes pós-pago. Assim, se o
seu aparelho foi caro na época da compra mas já está um pouco
ultrapassado, tenha certeza de que você não pode trocar por um mais
recente em breve. Desta maneira, valeria mais a pena esperar para
colocar o novo aparelho no seguro, e não o atual.
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